Podemos dizer que REIKI, em geral, é a energia universal que nos vitaliza, que vitaliza tudo no universo. Esta energia está em tudo, tanto no universo como em nós mesmos. Quanto mais praticamos, também mais elevamos a consciência e a nossa própria vibração. A mudança começa mesmo em nós.
REI pode-se traduzir como universal, e KI como energia vital.
Reiki é uma técnica oriental. Há mais de um século surgiu no Japão quando Mikao Usui compilou e sistematizou como técnica o que tinha sido feito até então: canalizar a energia a través de distintas posições das maõs. Todos temos levado as mãos num ponto de nosso corpo depois de ter sentido uma dor, não é?
Reiki trata de harmonizar o corpo, a mente e o espírito para que as pessoas vivam sãs e equilibradas come las próprias e com os outros.
Reiki trabalha nos campos energéticos do corpo. É um complemento único e uma valiosa aportação à saúde integral da pessoa. Ajuda-nos a encarar momentos difíceis, de tristeza e ensinha-nos a ter sabedoria para transformar os problemas em aprendizagem.Contribui para nos conhecer melhor e faz-nos pensar nooutros tempos e situações que tinhamos esquecidas. Já que, às vezes, os problemas atuais são a consequência de factos passados.
Reiki não diagnostica, aceita o relatório do doutor, que é o primeiro e o único em intervir e é por isso que não interfere nos tratamentos.
Reiki é uma terapia complementar da medicina tradicional, (re)descoverta por Mikao Usui. O seu efeito terapêutico produce-se quando o praticande dirige a energía vital do universo ao receptor mediante uma serie de posições das mãos, podendo tocar ou não o corpo do receptor.
Reiki é reconhecido como «terapia alternativa» pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Eu conheci o Reiki quando estava a ler no jornal uma entrevista a uma mestra de Reiki e então eu comecei a praticá-lo.
Todas as pessoas que lo desejem podem praticá-lo, mas só pode ser ensinado por um mestre de Reiki diplomado pela Federação Espanhola de Reiki. Hoje em dia a Cámara de Valladolid oferece ateliers em alguns dos Centros Cívicos.