O BRASIL
Você pode me inscrever na história
Com as mentiras amargas que contar
Você pod me arrastrar no pó
Mas inda assim, com pó , eu me vou levantar
Você me fuzilar com suas palavras
E me acutilar com o seu olhar
Você pode me matar com o seu ódio
Mas,assim como o ar, eu me vou levantar
Acima de um passado que está
Enraizado na dor, eu me vou levantar
Eu sou um oceano negro,vasto e irriquieto
Indo e vindo contra as marés , eu me levanto.
Este é o Brasil em que eu quero pensar, no Brasil que aconteça o que aconrecer, não desiste.
Onde está esse povo do que me apaixonei? Esse povo que superou a escravidão , que superou a ditadura, gerador de multidão de movimentos sociais e que brigou sem descanso pelos direitos das pessoas? Onde está esse Brasil?
Verdadeiramente nos esquecimos desse passado tão cheio de dor, para que agora volte a se repetir a história?
Não posso acreditar que o Brasil que conheço, o Brasil atual, nascido da mistura das gentes, das suas cores, das suas tradições, das suas religiões, esteja pronto para morrer.
Não posso crer que o mesmo povo lutador desista, que achem melhor a desigualdade social , a violência , o controlo policial , e a agressão a qualquer ser humano que fique fora do que alguém julgue “normal”. Não posso aceitar que a salvação de uma má situação seja uma ainda pior
Uma sociedade baseada no medo, na falta de respeito para com os outros e na ideia de que qualquer pessoa tenha direito a bater em qualquer um, só porque não concorda com a atitude dele no mundo.
Nunhum presidente é o salvador, o salvador do povo, somos nós próprios, unidos e lutando juntos sem distinção, un povo que no procura um salvador individual, senão que ele mesmo se salva pela integração, pela cultura,etc. E não com o fascismo.
Elena Unibaso